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Tipo do documento: Dissertação
Título: Cenários para investigação de temas de educação financeira em uma escola pública de Duque de Caxias
Autor: Silva, Roberto Mendonça da
Primeiro orientador: Lopes, Jurema Rosa
Primeiro coorientador: Victer, Eline das Flores
Primeiro membro da banca: Lopes, Jurema Rosa
Segundo membro da banca: Victer, Eline das Flores
Terceiro membro da banca: Kistemann Jr , Marco Aurélio
Quarto membro da banca: Barbosa, Gabriela dos Santos
Quinto membro da banca: Rodrigues, Chang Kuo
Resumo: Esta pesquisa é fruto de questionamentos referentes às qualidades de comunicação e aprendizagem. Tomando como base a Educação Matemática Crítica de Skovsmose (2001; 2007; 2008) e Educação Crítica de Freire (1987), buscamos averiguar como a criação de cenários para investigação de temas de Educação Financeira, influenciam a aprendizagem, apoiam o desenvolvimento da cidadania e promovem, a reflexão, o diálogo e a descoberta. Para tal, aplicamos o Modelo de Cooperação Investigativa de Alrø e Skovsmose (2006). O campo empírico do estudo foi a E. M. Santa Luzia situada em Duque de Caxias / RJ. Trinta sujeitos formam o universo do estudo e os dados foram coletados a partir de observações e entrevistas. Como resultado, verificamos que as atividades que propusemos ofereceram elementos que estimulou o diálogo, mudou a perspectiva nas aulas de matemática, deu mais visibilidade às crianças e à educação construída através das experiências vividas em seu grupo sociocultural, possibilitando desenvolver o espírito crítico do alunos. Defendemos a ideia de que é possível romper com a linearidade dos pré-requisitos no ensino das disciplinas escolares, podendo ser uma alternativa de tema nas discussões para a Base Nacional Comum Curricular.
Abstract: This research is the result of inquiries regarding to communication and learning qualities. Based on the Mathematics Education Skovsmose Critical (2001; 2007; 2008) and Education Freire Critical (1987), we search to check out how the creation of settings for investigation of Financial Education topics, influence learning, support the development of citizenship and promote, the reflection, the dialogue and the discovery. To this purpose, we apply Investigative Cooperation Model Alrø and Skovsmose (2006). The empirical field study was E. M. Santa Luzia situated in Duque de Caxias / RJ. Thirty subjects form the study of the universe and the data were collected from observations and interviews. As a result, we check that the activities proposed offered elements that encouraged dialogue, changed the perspective in math classes, gave more visibility to children and education built through experiences in their socio-cultural group, making it possible to develop the critical spirit of students. We defend the idea that it is possible to break the linearity of the prerequisites in the teaching of school subjects and may be an alternative theme in discussions for the Common National Base Curriculum.
Palavras-chave: Educação
Matemática – Estudo e ensino
Educação financeira
Área(s) do CNPq: EDUCAÇÃO
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Grande Rio
Sigla da instituição: UNIGRANRIO
Departamento: Unigranrio::Ensino das Ciências
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: SILVA, Roberto Mendonça da. Cenários para investigação de temas de educação financeira em uma escola pública de Duque de Caxias. 2016. 130 f. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências na Educação Básica) - Universidade do Grande Rio "Prof. José de Souza Herdy", Duque de Caxias, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/278
Data de defesa: 4-Abr-2016
Aparece nas coleções:Coleção de Pós-Graduação em Ensino das Ciências

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