Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/28
Tipo do documento: Dissertação
Título: Formação matemática de professores dos anos iniciais do ensino fundamental e suas compreensões sobre os conceitos básicos da aritmética
Autor: Pinto, Valessa Leal Lessa de Sá
Primeiro orientador: Lozano, Abel Rodolfo Garcia
Primeiro coorientador: Reis, Haydéa Maria Marino Sant’Anna
Primeiro membro da banca: Lozano, Abel Rodolfo Garcia
Segundo membro da banca: Reis, Haydéa Maria Marino Sant’Anna
Terceiro membro da banca: Friedmann, Clicia Valladares Peixoto
Quarto membro da banca: Almeida, Maria de Fátima Lins Barbosa de Paiva
Resumo: O presente trabalho é um estudo de caso definido a partir de indagações sobre dificuldades no processo de ensino-aprendizagem da Matemática, especialmente nos primeiros anos do Ensino Fundamental. A pesquisa foi direcionada ao entendimento de conteúdos matemáticos pelos professores que atuam nos anos iniciais, pois eles não têm formação específica e carregam a grande responsabilidade de ensinar os primeiros conceitos matemáticos às crianças. O objetivo geral do trabalho foi analisar as compreensões desses professores em relação à Matemática e aos conceitos básicos da Aritmética. Como suporte, a pesquisa apresentou um referencial teórico dividido em dois eixos. O primeiro abordou considerações sobre a formação matemática no Curso Normal e conhecimentos dos professores sobre os conceitos aritméticos. O segundo tratou da construção do pensamento lógico-matemático e do desenvolvimento da abstração segundo Piaget e da Aritmética nas avaliações da Educação Básica em Matemática. A investigação teve enfoque na abordagem qualitativa e foi realizada com 27 professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental de um colégio particular localizado no município de São João de Meriti, estado do Rio de Janeiro. Todas as professoras que participaram do estudo se formaram no Curso Normal desta mesma instituição. Os instrumentos da apreciação foram: questionário, observação participante nos encontros, observação direta na formação continuada, verificação dos planos de curso e entrevistas. A análise dos dados mostrou que as professoras necessitam aprofundar seus conhecimentos sobre o sistema de numeração decimal, as quatro operações fundamentais e as relações entre estes conceitos.
Abstract: The present work is a case study built on indagations about difficulties in the mathematics teaching-learning process, especially in the first years of elementary school. The research focused on the formation for mathematics’ teachers who work in the initial series because these teachers do not have specific formation and carry the great responsibility of teaching first mathematical concepts to kids. The general aim of this study was to analyse those teachers’ comprehension about Mathematics and about the basic arithmetic concepts. To support the research a theoretical referential divided into two axles was presented. The former dealt with considerations about the mathematic formation during the Brazilian course of studier for teachers formation (called Curso Normal) and about the knowledge teachers have when it comes to arithmetic concepts. The latter dealt with the construction of the logical-mathematical thinking and of the development of abstract according to Piaget, as well as with Arithmetics in the evaluations of basic education in Math. The qualitative approach was adopted and the investigation was done with 27 female elementary school teachers who work with the initial series in a private school in São João de Meriti, Rio de Janeiro, Brazil. All the teachers who took part in the research graduated in the Curso Normal of the institution. The study was based on questionnaires, participative observation during the meetings, direct observation of continued formation, analysis of the course plans and interviews. Data show that teachers should deepen their knowledge about the decimal numeral system, the four fundamental operations and the relationship between these concepts.
Palavras-chave: Educação
Professores - Formação
Ensino Fundamental
Aritmética
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Grande Rio
Sigla da instituição: UNIGRANRIO
Departamento: Unigranrio::Ensino das Ciências
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: Pinto, Valessa Leal Lessa de Sá. Formação matemática de professores dos anos iniciais do ensino fundamental e suas compreensões sobre os conceitos básicos da aritmética.. 2010. 173 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade do Grande Rio, Duque de Caxias.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/28
Data de defesa: 30-Set-2010
Aparece nas coleções:Coleção de Pós-Graduação em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Valessa Leal Lessa de Sá Pinto.pdf1,65 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.