Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/298
Tipo do documento: Dissertação
Título: O uso do Geogebra 3D e a aprendizagem significativa da geometria espacial no ensino médio
Autor: Silva, Quezia de Oliveira Vargas da
Primeiro orientador: Victer, Eline das Flores
Primeiro membro da banca: Victer, Eline das Flores
Segundo membro da banca: Freitas, Adriano Vargas
Terceiro membro da banca: Puggian, Cleonice
Quarto membro da banca: Lopes, Jurema Rosa
Resumo: O presente trabalho retrata uma pesquisa realizada com estudantes da terceira série do ensino médio regular da rede estadual do Rio de Janeiro. O estudo admite, por base, a inserção do software GeoGebra 3D como recurso tecnológico a ser utilizado pelos alunos, onde se investiga sua contribuição para a Aprendizagem Significativa quanto aos conceitos da Geometria Espacial. O objetivo principal é buscar estratégias que potencializem o ensino de Geometria Espacial envolvendo os conceitos de prismas, pirâmides, cones, cilindros e esfera. apresentamos como objetivo específico a construção do produto educacional com a intenção de contribuir para o ensino de matemática na educação básica A metodologia está classificada como qualitativa de caráter exploratório. Observamos através dos procedimentos que é imprescindível a procura por atividades que despertem no aluno o desejo de adquirir conhecimentos geométricos, compreender significativamente tais conceitos e utilizá-los corretamente, o que requereu participação ativa dos estudantes, onde os mesmos protagonizam a ação pedagógica.
Abstract: The present work presents a research carried out with third grade students of the regular high school of the state network of Rio de Janeiro. The study admits, by base, the insertion of the GeoGebra 3D software as a technological resource to be used by the students, where it is investigated its contribution to Significant Learning regarding the concepts of Space Geometry. The main objective is to search strategies that enhance the teaching of Space Geometry involving the concepts of prisms, pyramids, cones, cylinders and sphere. we present as a specific objective the construction of the educational product with the intention of contributing to the teaching of mathematics in basic education. The methodology is classified as qualitative of exploratory character. We observed through the procedures that it is essential to search for activities that arouse in the student the desire to acquire geometric knowledge, to understand these concepts significantly and to use them correctly, which required active participation of the students, where they carry out the pedagogical action.
Palavras-chave: Educação
Matemática – Estudo e ensino
Geometria
Área(s) do CNPq: EDUCAÇÃO
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Grande Rio
Sigla da instituição: UNIGRANRIO
Departamento: Unigranrio::Ensino das Ciências
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: SILVA, Quezia de Oliveira Vargas da. O uso do Geogebra 3D e a aprendizagem significativa da geometria espacial no ensino médio. 2017. 74, [3] f. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências na Educação Básica) - Universidade do Grande Rio "Prof. José de Souza Herdy", Duque de Caxias, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/298
Data de defesa: 27-Set-2017
Aparece nas coleções:Coleção de Pós-Graduação em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Quezia de Oliveira Vargas da Silva.pdfCompleto2,24 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons