Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/304
Título: | O negro e a educação no Brasil : a Lei 10.639/03 no cotidiano escolar |
Autor: | Ugulino, Cecília Ramos da Fonseca |
Primeiro orientador: | Rocha, José Geraldo da Dissertação |
Primeiro membro da banca: | Kauss, Vera Lucia Teixeira |
Segundo membro da banca: | Fortuna, Daniele Ribeiro |
Terceiro membro da banca: | Albuquerque, Rodney |
Quarto membro da banca: | Nascimento, Alexandre |
Resumo: | A presente dissertação tem por objetivo refletir sobre os processos históricos e educacionais relativos ao acesso do negro à educação, bem como especificar a promulgação de Leis que contribuíram para reforçar o modelo de exclusão que, por séculos, impossibilitou o negro de participar do processo educacional e, consequentemente, contribuiu para a institucionalização de práticas de opressão da população negra nos âmbitos culturais, econômicos, políticos e sociais. Esta dissertação analisa os reflexos da promulgação da Lei 10.639/03, a qual representou uma significativa contribuição para a inserção da população africana e afrodescendente no contexto educacional, com a obrigatoriedade da inclusão, no currículo escolar, dos estudos relativos às questões culturais destes grupos étnicos. Tais fatores possibilitaram a inserção de novas perspectivas de conhecimento, relativas à questão étnica no Brasil e que, no conjunto, constituirá novos painéis para a representação literária destes grupos que, presentes através da narrativa descrita, contribuirá para reconstruir os fragmentos que, corrompidos, fissuraram nossa história. |
Abstract: | This dissertation aims to reflect on the historical and educational processes related to the black access to education, as well as specify the enactment of laws that exploit the model of exclusion that for centuries prevented the black part of the educational process and therefore contributed to the institutionalization of practices of oppression of black people in the cultural, economic, political and social areas. This dissertation examines the effects of the enactment of Law 10.639/03, which represented a significant contribution to the integration of African and Afro-descendant population in the educational context, with the obligatory inclusion in the school curriculum of studies on cultural issues these ethnic groups . These factors allowed the insertion of new perspectives of knowledge concerning the ethnic issue in Brazil and that, together, constitute new panels for the literary representation of these groups that, through this narrative described will help to reconstruct the fragments that corrupted, our fissuraram history. |
Palavras-chave: | Educação Integração social Brasil [Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003] Currículos Relações étnicas e raciais |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Grande Rio |
Sigla da instituição: | UNIGRANRIO |
Departamento: | Unigranrio::Letras e Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanas |
Citação: | Ugulino, Cecília Ramos da Fonseca. O negro e a educação no Brasil : a Lei 10.639/03 no cotidiano escolar. 2014. 117. Tese( Programa de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanas) - Universidade do Grande Rio, Duque de Caxias. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/304 |
Data de defesa: | 10-Jun-2014 |
Aparece nas coleções: | Coleção de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Cecília Ramos da Fonseca Ugulino 2014.pdf | Dissertação completa | 925,39 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons