Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/304
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorUgulino, Cecília Ramos da Fonseca-
dc.contributor.advisor1Rocha, José Geraldo da-
dc.contributor.advisor1Dissertação-
dc.contributor.referee1Kauss, Vera Lucia Teixeira-
dc.contributor.referee2Fortuna, Daniele Ribeiro-
dc.contributor.referee3Albuquerque, Rodney-
dc.contributor.referee4Nascimento, Alexandre-
dc.date.accessioned2018-08-23T17:44:01Z-
dc.date.issued2014-06-10-
dc.identifier.citationUgulino, Cecília Ramos da Fonseca. O negro e a educação no Brasil : a Lei 10.639/03 no cotidiano escolar. 2014. 117. Tese( Programa de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanas) - Universidade do Grande Rio, Duque de Caxias.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/304-
dc.description.resumoA presente dissertação tem por objetivo refletir sobre os processos históricos e educacionais relativos ao acesso do negro à educação, bem como especificar a promulgação de Leis que contribuíram para reforçar o modelo de exclusão que, por séculos, impossibilitou o negro de participar do processo educacional e, consequentemente, contribuiu para a institucionalização de práticas de opressão da população negra nos âmbitos culturais, econômicos, políticos e sociais. Esta dissertação analisa os reflexos da promulgação da Lei 10.639/03, a qual representou uma significativa contribuição para a inserção da população africana e afrodescendente no contexto educacional, com a obrigatoriedade da inclusão, no currículo escolar, dos estudos relativos às questões culturais destes grupos étnicos. Tais fatores possibilitaram a inserção de novas perspectivas de conhecimento, relativas à questão étnica no Brasil e que, no conjunto, constituirá novos painéis para a representação literária destes grupos que, presentes através da narrativa descrita, contribuirá para reconstruir os fragmentos que, corrompidos, fissuraram nossa história.por
dc.description.abstractThis dissertation aims to reflect on the historical and educational processes related to the black access to education, as well as specify the enactment of laws that exploit the model of exclusion that for centuries prevented the black part of the educational process and therefore contributed to the institutionalization of practices of oppression of black people in the cultural, economic, political and social areas. This dissertation examines the effects of the enactment of Law 10.639/03, which represented a significant contribution to the integration of African and Afro-descendant population in the educational context, with the obligatory inclusion in the school curriculum of studies on cultural issues these ethnic groups . These factors allowed the insertion of new perspectives of knowledge concerning the ethnic issue in Brazil and that, together, constitute new panels for the literary representation of these groups that, through this narrative described will help to reconstruct the fragments that corrupted, our fissuraram history.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Patricia Vieira Silva ([email protected]) on 2018-08-23T17:44:01Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Cecília Ramos da Fonseca Ugulino 2014.pdf: 947602 bytes, checksum: 027fc1d70bd7153681a6dd8b8a31ddf9 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-23T17:44:01Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Cecília Ramos da Fonseca Ugulino 2014.pdf: 947602 bytes, checksum: 027fc1d70bd7153681a6dd8b8a31ddf9 (MD5) Previous issue date: 2014-06-10eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Grande Riopor
dc.publisher.departmentUnigranrio::Letras e Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIGRANRIOpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectIntegração socialpor
dc.subjectBrasil [Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003]por
dc.subjectCurrículospor
dc.subjectRelações étnicas e raciaispor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleO negro e a educação no Brasil : a Lei 10.639/03 no cotidiano escolarpor
Aparece nas coleções:Coleção de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cecília Ramos da Fonseca Ugulino 2014.pdfDissertação completa925,39 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons