Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/304
Título: O negro e a educação no Brasil : a Lei 10.639/03 no cotidiano escolar
Autor: Ugulino, Cecília Ramos da Fonseca
Primeiro orientador: Rocha, José Geraldo da
Dissertação
Primeiro membro da banca: Kauss, Vera Lucia Teixeira
Segundo membro da banca: Fortuna, Daniele Ribeiro
Terceiro membro da banca: Albuquerque, Rodney
Quarto membro da banca: Nascimento, Alexandre
Resumo: A presente dissertação tem por objetivo refletir sobre os processos históricos e educacionais relativos ao acesso do negro à educação, bem como especificar a promulgação de Leis que contribuíram para reforçar o modelo de exclusão que, por séculos, impossibilitou o negro de participar do processo educacional e, consequentemente, contribuiu para a institucionalização de práticas de opressão da população negra nos âmbitos culturais, econômicos, políticos e sociais. Esta dissertação analisa os reflexos da promulgação da Lei 10.639/03, a qual representou uma significativa contribuição para a inserção da população africana e afrodescendente no contexto educacional, com a obrigatoriedade da inclusão, no currículo escolar, dos estudos relativos às questões culturais destes grupos étnicos. Tais fatores possibilitaram a inserção de novas perspectivas de conhecimento, relativas à questão étnica no Brasil e que, no conjunto, constituirá novos painéis para a representação literária destes grupos que, presentes através da narrativa descrita, contribuirá para reconstruir os fragmentos que, corrompidos, fissuraram nossa história.
Abstract: This dissertation aims to reflect on the historical and educational processes related to the black access to education, as well as specify the enactment of laws that exploit the model of exclusion that for centuries prevented the black part of the educational process and therefore contributed to the institutionalization of practices of oppression of black people in the cultural, economic, political and social areas. This dissertation examines the effects of the enactment of Law 10.639/03, which represented a significant contribution to the integration of African and Afro-descendant population in the educational context, with the obligatory inclusion in the school curriculum of studies on cultural issues these ethnic groups . These factors allowed the insertion of new perspectives of knowledge concerning the ethnic issue in Brazil and that, together, constitute new panels for the literary representation of these groups that, through this narrative described will help to reconstruct the fragments that corrupted, our fissuraram history.
Palavras-chave: Educação
Integração social
Brasil [Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003]
Currículos
Relações étnicas e raciais
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Grande Rio
Sigla da instituição: UNIGRANRIO
Departamento: Unigranrio::Letras e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanas
Citação: Ugulino, Cecília Ramos da Fonseca. O negro e a educação no Brasil : a Lei 10.639/03 no cotidiano escolar. 2014. 117. Tese( Programa de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanas) - Universidade do Grande Rio, Duque de Caxias.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/304
Data de defesa: 10-Jun-2014
Aparece nas coleções:Coleção de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cecília Ramos da Fonseca Ugulino 2014.pdfDissertação completa925,39 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons