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Tipo do documento: Dissertação
Título: Classe hospitalar do Hospital Infantil Ismélia Silveira: o olhar do aluno sobre o ambiente e suas perspectivas sobre o pós-alta
Autor: CRUZ, Maria Inês de Andrade
Primeiro orientador: SILVA, Renato
Primeiro membro da banca: REIS, Haydéa Maria Marinho Sant'Anna
Segundo membro da banca: FERNANDES, Edicléa Mascarenhas
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo principal analisar o trabalho desenvolvido na classe hospitalar do Hospital Infantil Ismélia Silveira (HIIS) como um espaço legítimo de promoção de saúde e educação. As ações educativas da classe hospitalar são entendidas como possibilidades reais de educação inclusiva com caráter didático-pedagógico e o aluno como ser cognoscente que encontra-se hospitalizado e tem o direito de desenvolver-se, aprender e dar continuidade a escolarização. Este trabalho possibilita a observação das especificidades da prática educativa desenvolvida no hospital de acordo com o entendimento (o olhar) que o aluno revela sobre o ambiente da classe hospitalar do HIIS e suas perspectivas sobre o pós-alta. Através dos desenhos, bem como do questionamento sobre o desenhado, os alunos revelam de que forma percebem o ambiente da classe hospitalar e o que imaginam (veem) para após a saída do hospital. Através das subjetividades reveladas e interpretadas, buscamos dar visibilidade ao olhar da criança sobre essa modalidade de atendimento educacional, garantida por lei e desconhecida pela maioria daqueles que frequentam os espaços educacionais. Para compreendermos as mudanças ocorridas desde o início do Hospital, lançamos mão dos conceitos de saúde/doença, da construção de representações sobre a doença na infância e sobre a classe hospitalar, que surge para garantir o direito à educação. Porém, sabemos que ainda é um desafio oferecer a toda criança ou adolescente internado o atendimento em uma classe hospitalar, o que não podemos mais aceitar é o desconhecimento desse direito que a eles é institucionalmente garantido. A pesquisa realizada durante os meses de setembro de 2013 a junho de 2015 se insere na abordagem qualitativa de cunho etnográfico e fundamenta-se nos princípios e métodos da pesquisa bibliográfica em educação e nas teorias da pedagogia hospitalar. O córpus utilizado para estudo compreende a análise de 13 (treze) entrevistas de alunos em tratamento em regime de internação nas enfermarias do HIIS, em Duque de Caxias, RJ. E as reflexões e análises proporcionadas pela pesquisa puderam revelar que a inclusão na classe hospitalar, além de assegurar o direito à educação e a aprendizagem, contribui para a construção de estratégias de enfretamento ao adoecimento e à hospitalização, na medida em que promove autonomia, construção de vínculos afetivos, ludicidade, estratégias que possibilitam escuta, comunicação e o conhecimento de si mesmo, do outro e do entorno social, amenizando o estresse decorrente da internação hospitalar.
Abstract: This research has as main objective analyse the work developed in the Hospital Infantil Ismélia Silveira (HIIS) hospital class as a legit space of health and education promotion. The hospital class educational actions are understood as real possibilities of inclusive education with diadactic-pedagogical fabric and the student as a cognoscente being who is hospitalized and has the right to develop himself/herself, to learn and to continue schooling. This work featured in the observation of specificities of educational practice developed in the hospital accordingly with the understanding (the look) that the student reveals about the HIIS class hospital atmosphere and his/her perspectives of the post discharge. Through the drawings, as well as through the questions about what is drawn, the students reveal the way they perceive the hospital class atmosphere and what they imagine (see) of after leaving the hospital. Through the subjectivities revealed and interpreted, we seek for giving visibility to the child's look about this educational service morality, guaranteed by law and unknown for the majority of those whom attend educational spaces. For us to understand the changes ocurred since the beginning of the hospital, we make use of health/disease concepts, of representations' construction about disease in childhood and about hospital class, which emerges to ensure the right of education. However, we know that it os still a challenge to offer to every child or adolescent, which are patients in the hospital, services of a hospital class. In the other hand, what we can not accept is the unkowledge of this right that is institutionally guaranteed to them. The research made during september of 2013 and june of 2015 is put in the qualitative approach of etnographic mark and is based on the principles and methods of bibliographic in education and on the hospital padagogy theories. The corpus used for the study comprehends the analysis of 13 (thirteen) interviews of students in treatment in nurseries of HIIS, in Duque de Caxias, RJ. And The reflections and analysis proportioned by the research could reveal that the inclusion in the hospital class, besides ensuring the right of education and learning, also features to the construction of strategies to face the disease and the hospitalization, as it promotes autonomy, the costriction of affective bonds, ludicity, strategies that make possible the listening, the communication and the knowledge of himself/herself, and of the people and the social context around, making the stress of being a patient lower.
Palavras-chave: Educação
Corpo clínico hospitalar - Educação
Promoção da saúde
Saúde
Humanização da assistência
Perspectiva
Estudantes
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Grande Rio
Sigla da instituição: UNIGRANRIO
Departamento: Unigranrio::Letras e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanas
Citação: CRUZ, Maria Inês de Andrade. Classe hospitalar do Hospital Infantil Ismélia Silveira: o olhar do aluno sobre o ambiente e suas perspectivas sobre o pós-alta. 2015. 145 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanas) - Universidade do Grande Rio, Duque de Caxias.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/315
Data de defesa: 1-Out-2015
Aparece nas coleções:Coleção de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanas

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