Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/320
Tipo do documento: Dissertação
Título: Conhecer, viver e formar: narrativas sobre a prática do professor na educação de jovens e adultos
Autor: MOREIRA, Maria das Graças
Primeiro orientador: NOVIKOFF, Cristina
Primeiro membro da banca: TEIXEIRA, Vanessa Ribeiro
Segundo membro da banca: JULIÃO, Elionaldo Fernandes
Terceiro membro da banca: SANTOS, Sonia Regina Mendes dos
Resumo: O estudo de abordagem qualitativa objetiva analisar como o docente conhece, vive e atende às demandas dos alunos do Curso Técnico de Manutenção e Suporte em Informática, de Nível Médio, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Para o desenvolvimento do nosso estudo, além das bases legais buscamos apoio no pensamento de Elias (1994), Mool (2010), Meihy (2011), Soares (2013) e Schwartz (1992). Ao compreender que a relação entre teoria e prática pressupõe a reflexão e o trabalho compartilhado como fundamentais para a eficácia dessa modalidade de educação, entendemos a escola como espaço de múltiplas possibilidades de produção do conhecimento, vivências e formação. O campo empírico será o Curso Técnico de Manutenção e Suporte em Informática (PROEJA, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). O universo dos sujeitos foi formado por sete professores através de entrevista com foco na história oral. Temos como expectativa a contribuição do estudo para a melhoria do ensino no PROEJA, quando buscamos na prática docente, o conhecimento, a vivência e o atendimento às demandas dos alunos.
Abstract: The study of qualitative approach, aims to analyze how the professor knows, lives and meets the demands of the students of the Technical Course in Computer Maintenance and Support, Middle Level, in the modality of Youth and Adult Education (PROEJA). For the development of our study, in addition to legal bases we seek support at the thought of Elias (1994), Mool (2010), Meihy (2011), Soares (2013) and Schwartz (1992). By understanding that the relationship between theory and practice requires reflection and shared work as fundamental to the effectiveness of this type of education, we understand the school as a space for multiple possibilities of production of knowledge, experiences and training. The empirical field will be the Technical Course in Computer Maintenance and Support (PROEJA at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio de Janeiro (IFRJ). The universe of the subjects was made up of seven teachers through interviews focused on oral history . We have as expectations the contribution of the study for the improvement of the education in PROEJA, when we seek in the teaching practice, the knowledge, the experience and meeting the demands of the students.
Palavras-chave: Educação
Educação de jovens e adultos
Professores - Formação
Humanização
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Grande Rio
Sigla da instituição: UNIGRANRIO
Departamento: Unigranrio::Letras e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanas
Citação: MOREIRA, Maria das Graças. Conhecer, viver e formar: narrativas sobre a prática do professor na educação de jovens e adultos. 2015. 127 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanas) - Universidade do Grande Rio, Duque de Caxias.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/320
Data de defesa: 14-Dez-2015
Aparece nas coleções:Coleção de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA DAS GRAÇAS MOREIRA 2015.pdfDissertação completa1,27 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons