Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/355
Tipo do documento: Dissertação
Título: Diversidade de gênero na escola: documentando histórias de vida
Autor: Carvalho, Luizete Pereira de
Primeiro orientador: Praça, Andrea Velloso da Silveira
Primeiro membro da banca: Praça, Andrea Velloso da Silveira
Segundo membro da banca: Capaci, Giselli Rodrigues
Terceiro membro da banca: Reis, Haydea Maria Mariano de Sant'Anna
Quarto membro da banca: Silva Junior, Paulo Melgaço da
Resumo: Sabemos que a LGBTfobia é uma realidade em nossas escolas e a falta de conhecimento e formação específica sobre o assunto dificulta o combate as práticas discriminatórias. Alunos/as e professores/as sofrem com a LGBTfobia, que provoca sentimentos de inferioridade, baixa autoestima, chegando até a evasão escolar. A LGBTfobia pode nos dizer que tipo de sociedade nós estamos desenvolvendo em nossas escolas e a escola é uma instituição que tem como função a formação do cidadão para que se inicie a discussão sobre a diversidade de gênero e o preconceito. Pensando nisso surgiu a ideia de produzir um documentário, a partir de relatos de estudantes, professores e outros “sujeitos” do mundo real, com o objetivo de sensibilizar e incentivar o exercício do pensamento reflexivo a respeito do tema nas unidades escolares. Utilizamos a metodologia da História de Vida, com a narrativa oral de um recorte da história dos participantes, gravada em áudio e vídeo, potencializando o diálogo entre o individual e o sociocultural. A validação do produto foi feita em duas etapas: uma com professores pesquisadores do grupo GE SER da UFRJ e a outra com alunos do 9º ano da Escola Estadual Mestre Hiram. Todos assistiram o documentário e responderam um questionário de avaliação. Esperamos como resultado que esse produto final se torne uma grande ferramenta educacional que incentive o diálogo e apresente aos nossos alunos um novo modo de ver o mundo.
Abstract: LGBTphobia is a reality in our Brazilians schools and the lack of specific knowledge and training on the subject, makes it difficult stopping discriminatory prejudice practices. Students and teachers suffering with LGBTphobia, which causes feelings of inferiority, low self-esteem, and even school dropouts. LGBTphobia can tell us what kind of society we are developing in our schools and the school is an institution that has the function of training the citizen to start the discussion about gender, diversity and prejudice. The idea of producing a documentary came after a long time thinking about those questions, based on reports from students, teachers and other “subjects” of the real world, with the purpose of sensitizing and encouraging the exercise of reflective thinking about the subject in school units. We use the methodology of the History of Life, with the oral narrative with special attention at history of the participants, recorded in audio and video, enhancing the dialogue between the individual and sociocultural perspective. The documentary validation was made int wo stages: one with research professors from the GE-SER research group from UFRJ and the other with students from the 9th grade from Escola Estadual Mestre Hiram. Students and researchers watched the documentary and answered the evaluation questionnaires. Our intent as a result with this final product turns into a educational tool that encourages dialogue and show to our students a new way of seeing the world.
Palavras-chave: Educação
Identidade de gênero
Homofobia
Diversidade
Área(s) do CNPq: EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Grande Rio
Sigla da instituição: UNIGRANRIO
Departamento: Unigranrio::Ensino das Ciências
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: CARVALHO, Luizete Pereira de. Diversidade de gênero na escola: documentando histórias de vida. 2019. 79 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade do Grande Rio, Duque de Caxias, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/355
Data de defesa: 28-Jan-2019
Aparece nas coleções:Coleção de Pós-Graduação em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luizete Pereira de Carvalho.pdfCompleto3,34 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons