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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Dolores Albino de-
dc.contributor.advisor1Lopes, Jurema Rosa-
dc.contributor.referee1Miguel, João Rodrigues-
dc.contributor.referee2Reis, Haydéa Maria Marino de Sant'Anna-
dc.contributor.referee3Vianna, Aline Viégas-
dc.date.accessioned2019-11-27T21:09:19Z-
dc.date.issued2018-03-27-
dc.identifier.citationSouza, Dolores Albino de. Educação ambiental nos anos iniciais: a construção de uma proposta curricular com abordagem ciências-tecnologia-sociedade-ambiente. 2018. 119 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade do Grande Rio, Duque de Caxias.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/366-
dc.description.resumoA preocupação com o meio ambiente é uma realidade mundial e atual e a Educação Ambiental é um caminho para tentar reverter os valores racionais da sociedade contemporânea. Essa pesquisa busca analisar o desenvolvimento de uma proposta de Ciências, segundo a abordagem Ciência – Tecnologia – Sociedade – Ambiente, utilizando os objetivos da Educação Ambiental, realizada com alunos do 5º ano do Colégio PedroII, uma escola pública federal. A pesquisa teve como pano de fundo um desastre ambiental que ocorreu na cidade de Mariana, em Minas Gerais, proveniente do modo de produção e consumo da sociedade moderna e que exige uma atuação crítica e reflexiva sobre os acontecimentos, valores e comportamentos das pessoas, mostrando as relações sociais, econômicas e políticas que o agravamento da situação ambiental compromete. Como produto educacional, foi desenvolvida uma sequência didática, que tem como públicoalvo os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Esse produto tem a finalidade de sensibilizar os docentes, e os alunos, para o desenvolvimento de atividades de Educação Ambiental que mostrem, além dos problemas ambientais, os aspectos socioeconômicos, culturais e éticos que os acontecimentos ambientais englobam. Para comprovar a validade do produto, foi realizado, ao final da aplicação da sequência, um questionário aberto com os professores envolvidos. Através de uma análise qualitativa, a partir das respostas dos docentes e da observação do desempenho dos alunos, foi possível verificar que a utilização da sequência didática teve um impacto positivo, desenvolvendo nos alunos a participação, os aspectos axiológicos, éticos e críticos, além da motivação para a aprendizagem.por
dc.description.abstractThe concern with the environment is a current worldwide issue, and the Environmental Education is a path to try and reverse the rational values of the contemporary society. This research aims to analyze the development of a science proposal accordingto the Environmental Education according to ascientific, technological, social and environmental approach, performed with 5th grade students of the PedroII a public federal school. The research background was an environmental problem stemming from how modern society produces and consumes, which demands critical and reflective action on events, values and people's behavior, showing social, economic and political relations affected by the environmental situation. A didactic sequence which targets elementary school teachers was organized as educational product. This product aimed to make teachers and students aware of the development of activities in Environmental Education which show not only environmental problems, but also the socioeconomic and cultural ones that environmental happenings encompass. An open survey with the teachers involved was conducted at the end of the sequence to prove the product validity. Through a qualitative analysis of the teachers' answers and assessment of the students' performance, it was possible to check that the use of the didactic sequence had a positive impact, helping the students to develop axiological, ethical and critical aspects, besides the motivation to learn.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jorge Ricardo ([email protected]) on 2019-11-27T21:09:19Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dolores Albino de Souza.pdf: 2541380 bytes, checksum: 0ca9f98b070cec3334e172a573b4ed12 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-27T21:09:19Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dolores Albino de Souza.pdf: 2541380 bytes, checksum: 0ca9f98b070cec3334e172a573b4ed12 (MD5) Previous issue date: 2018-03-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Grande Riopor
dc.publisher.departmentUnigranrio::Ensino das Ciênciaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIGRANRIOpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino das Ciênciaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectCiências - Estudo e ensinopor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subject.cnpqEDUCAÇÃOpor
dc.titleEducação ambiental nos anos iniciais: a construção de uma proposta curricular com abordagem ciências-tecnologia-sociedade-ambientepor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Coleção de Pós-Graduação em Ensino das Ciências

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