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Tipo do documento: Dissertação
Título: Significados do trabalho docente: um estudo com professores horistas de cursos de administração em instituições de ensino superior privadas
Autor: Felix Junior, Mauro Sergio
Primeiro orientador: Thiollent, Michel Jean Marie
Primeiro membro da banca: Thiollent, Michel Jean Marie
Segundo membro da banca: Nascimento, Rejane Prevot
Terceiro membro da banca: Costa, Isabel de Sá Affonso da
Resumo: O estudo tem por objetivo apresentar dados qualitativos sobre os significados atribuídos ao trabalho por professores horistas de instituições de ensino superior privadas. O esforço ao longo da pesquisa foi o de analisar as particularidades do trabalho desses professores nas instituições onde lecionam, buscando entender as formas como agem, pensam e sentem o seu fazer. A fim de desenvolver esta análise, no referencial teórico é apresentada uma revisão da literatura acerca dos significados da categoria “trabalho”, do efeito da globalização no mundo do trabalho, do ensino como mercadoria e dos principais elementos que permitiram a constituição do campo do ensino superior privado no Brasil a partir dos anos 1990. Realizou-se pesquisa de caráter qualitativo, com o uso de entrevistas semiestruturadas, aplicando-se entrevistas em profundidade, em que foram investigadas questões como a motivação para o exercício da docência nas IES particulares, o regime de trabalho horista, os desafios e tendências das IES particulares, práticas de gestão nas IES privadas, relações com os alunos, carreira, o ensino da Administração, reconhecimento social do trabalho e outras. Com base na literatura consultada e na realização da pesquisa de campo, constatou-se que elementos como desvalorização e perda do sentido do trabalho docente são sentimentos presentes nas relações que esses docentes estabelecem com as instituições. Conclui-se também que os professores percebem uma precarização em suas relações de trabalho, bem como veem o ensino de Administração fundamentado em paradigmas funcionalistas com foco no mercado.
Abstract: This study aims to present qualitative data on the meanings assigned to work for hourly teachers of private higher education institutions. The effort throughout the research was to analyze the features of the work of these teachers in the institutions where they teach, trying to understand the ways in which they act, think and feel their doing. In order to develop this analysis, inside the theoretical framework is presented a literature review about the work category meanings, the effect of globalization on labor, education as a commodity, and the key elements that allowed the establishment of the private higher education field in Brazil from the 1990s. A qualitative study was conducted using semi-structured interviews, applying in-depth interviews, where questions were investigated as motivation for the exercise of teaching in private HEIs, work scheme hourly, challenges and trends of private HEIs, management practices in private institutions, relationships with students, career, teaching of Administration, social recognition of the work and others. Based on the literature and conducting the field research, it was found that factors such as devaluation and loss of the sense of teaching feelings are present in these relationships that teachers establish with institutions. It also concludes that teachers perceive a growth of precariousness in their working relationships and see the teaching of the Administration based on functionalist paradigms focusing on the market.
Palavras-chave: Administração
Professores universitários
Horário de trabalho
Área(s) do CNPq: ADMINISTRAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Grande Rio
Sigla da instituição: UNIGRANRIO
Departamento: Unigranrio::Administração
Programa: Programa de Pós-Graduacão em Administração
Citação: Felix Junior, Mauro Sergio. Significados do trabalho docente: um estudo com professores horistas de cursos de administração em instituições de ensino superior privadas. 2015. 108 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio "José de Souza Herdy", Rio de Janeiro.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/53
Data de defesa: 25-Fev-2015
Aparece nas coleções:Coleção de Pós-Graduação em Administração

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