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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAbreu, Michele Amaral dos Santos Silva-
dc.contributor.advisor1Freitas, Angilberto Sabino de-
dc.contributor.referee1Freitas, Angilberto Sabino de-
dc.contributor.referee2Ferreira, Luis Fernando Filardi-
dc.contributor.referee3Moreno Júnior, Valter de Assis-
dc.date.accessioned2016-11-01T20:23:18Z-
dc.date.issued2012-07-02-
dc.identifier.citationABREU, Michele Amaral dos Santos Silva. Avaliação da intenção de uso de um sistema de e-learning por alunos de uma instituição de ensino superior do Rio de Janeiro. 2012. 105 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio "Prof. José de Souza Herdy", Rio de Janeiro.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/89-
dc.description.resumoO crescente avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) vem oferecendo a seus usuários uma vasta gama de possibilidades de utilização. No contexto educacional, por exemplo, estas vêm ganhando uma grande representatividade, principalmente, em programas de Educação a Distância (EaD) (Maia, 2003), especialmente no âmbito das Instituições de Ensino Superior, que fazem o uso de ferramentas, como o e-learning, para efetivação do processo de EaD. Este trabalho teve como objetivo avaliar que variáveis que influenciam os alunos, de um curso presencial, adotar uma intenção positiva de aceitação de um sistema de elearning, como ferramenta para aprendizagem, no ambiente educacional de uma Instituição de Ensino Superior. A partir da revisão da literatura foi identificado que o Modelo de Aceitação de Tecnologia - TAM de Davis (1989) seria o mais robusto para avaliação proposta. Foi aplicado um questionário, que resultou em uma amostra de 584 alunos. Os dados obtidos foram analisados através da Modelagem de Equações Estruturais - SEM. Os resultados confirmaram a validade da maioria das hipóteses com exceção apenas para o efeito da percepção da facilidade de uso sobre a atitude em relação ao uso. As demais relações previstas no modelo TAM original também foram confirmadas neste estudo, assim como a influência da experiência prévia na internet sobre a facilidade de uso percebida e da qualidade das informações sobre a utilidade percebida.por
dc.description.abstractThe increasing advancement of Information and Communication Technologies (ICTs) has been offering its users a wide range of potential uses. In the educational context, for example, they are gaining a wide representation, particularly in programs of Distance Education (DE) (Maia, 2003), especially within the higher education institutions, which make use of tools such as e -learning to process effectiveness of distance education. This study aims to evaluate variables that influence students in a classroom course, adopt a positive intention to accept a system of e-learning as a tool for learning in the educational environment of an Institution of Higher Education. From the literature review was identified that the Technology Acceptance Model - TAM by Davis (1989) would be more robust to the proposed evaluation. A questionnaire was applied, which resulted in a sample of 584 students. Data were analyzed using Structural Equation Modeling - SEM. The results confirmed the validity of most of the hypotheses except only for the effect of perceived ease of use on attitude toward use. The other links provided in the original TAM model were also confirmed in this study, as well as the influence of previous experience on the Internet on the perceived ease of use and quality of information on perceived usefulness.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Janser dos Santos Nascimento ([email protected]) on 2016-11-01T20:23:18Z No. of bitstreams: 2 Michele Amaral dos Santos Silva Abreu.pdf: 2247262 bytes, checksum: ef47deb502a6f659983dcaf93c1e29b5 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-11-01T20:23:18Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Michele Amaral dos Santos Silva Abreu.pdf: 2247262 bytes, checksum: ef47deb502a6f659983dcaf93c1e29b5 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2012-07-02eng
dc.description.sponsorshipCNPqpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Grande Riopor
dc.publisher.departmentUnigranrio::Administraçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIGRANRIOpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduacão em Administraçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectAdministraçãopor
dc.subjectEducação a distânciapor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subject.cnpqADMINISTRAÇÂOpor
dc.titleAvaliação da intenção de uso de um sistema de e-learning por alunos de uma instituição de ensino superior do Rio de Janeiropor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Coleção de Pós-Graduação em Administração

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