???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/89
Tipo do documento: Dissertação
Título: Avaliação da intenção de uso de um sistema de e-learning por alunos de uma instituição de ensino superior do Rio de Janeiro
Autor: Abreu, Michele Amaral dos Santos Silva
Primeiro orientador: Freitas, Angilberto Sabino de
Primeiro membro da banca: Freitas, Angilberto Sabino de
Segundo membro da banca: Ferreira, Luis Fernando Filardi
Terceiro membro da banca: Moreno Júnior, Valter de Assis
Resumo: O crescente avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) vem oferecendo a seus usuários uma vasta gama de possibilidades de utilização. No contexto educacional, por exemplo, estas vêm ganhando uma grande representatividade, principalmente, em programas de Educação a Distância (EaD) (Maia, 2003), especialmente no âmbito das Instituições de Ensino Superior, que fazem o uso de ferramentas, como o e-learning, para efetivação do processo de EaD. Este trabalho teve como objetivo avaliar que variáveis que influenciam os alunos, de um curso presencial, adotar uma intenção positiva de aceitação de um sistema de elearning, como ferramenta para aprendizagem, no ambiente educacional de uma Instituição de Ensino Superior. A partir da revisão da literatura foi identificado que o Modelo de Aceitação de Tecnologia - TAM de Davis (1989) seria o mais robusto para avaliação proposta. Foi aplicado um questionário, que resultou em uma amostra de 584 alunos. Os dados obtidos foram analisados através da Modelagem de Equações Estruturais - SEM. Os resultados confirmaram a validade da maioria das hipóteses com exceção apenas para o efeito da percepção da facilidade de uso sobre a atitude em relação ao uso. As demais relações previstas no modelo TAM original também foram confirmadas neste estudo, assim como a influência da experiência prévia na internet sobre a facilidade de uso percebida e da qualidade das informações sobre a utilidade percebida.
Abstract: The increasing advancement of Information and Communication Technologies (ICTs) has been offering its users a wide range of potential uses. In the educational context, for example, they are gaining a wide representation, particularly in programs of Distance Education (DE) (Maia, 2003), especially within the higher education institutions, which make use of tools such as e -learning to process effectiveness of distance education. This study aims to evaluate variables that influence students in a classroom course, adopt a positive intention to accept a system of e-learning as a tool for learning in the educational environment of an Institution of Higher Education. From the literature review was identified that the Technology Acceptance Model - TAM by Davis (1989) would be more robust to the proposed evaluation. A questionnaire was applied, which resulted in a sample of 584 students. Data were analyzed using Structural Equation Modeling - SEM. The results confirmed the validity of most of the hypotheses except only for the effect of perceived ease of use on attitude toward use. The other links provided in the original TAM model were also confirmed in this study, as well as the influence of previous experience on the Internet on the perceived ease of use and quality of information on perceived usefulness.
Palavras-chave: Administração
Educação a distância
Ensino superior
Área(s) do CNPq: ADMINISTRAÇÂO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Grande Rio
Sigla da instituição: UNIGRANRIO
Departamento: Unigranrio::Administração
Programa: Programa de Pós-Graduacão em Administração
Citação: ABREU, Michele Amaral dos Santos Silva. Avaliação da intenção de uso de um sistema de e-learning por alunos de uma instituição de ensino superior do Rio de Janeiro. 2012. 105 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio "Prof. José de Souza Herdy", Rio de Janeiro.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/89
Data de defesa: 2-Jul-2012
Appears in Collections:Coleção de Pós-Graduação em Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Michele Amaral dos Santos Silva Abreu.pdfCompleto2,19 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons